sábado, 27 de outubro de 2007

Musée du Louvre

Vou vos falar de outra grandiosidade que é o musée du Louvre que esta instalado no palácio do Louvre (o palácio é lindo). Sim, porque depois de estar em Paris é que eu percebi o significado da famosa expressão "é tudo á grande e á francesa", em Paris é tudo á grande, imaginem só que para passar uma avenida de um lado para o outro já ficamos cansados. Bem mas não era disso que queria escrever, mas sim sobre o Louvre. O louvre tem salas de 3 andares e estátuas de 4 ou 5 metros, é um nunca mais acabar de cultura.



O museu tem vários pontos de venda de bilhetes, o que é aconselhável comprar logo na saída do metro para não ficar na fila. O museu está dividido em várias secções por isso convêm levar um mapa que é distribuído á entrada.
Depois entramos e começamos a ficar deslumbrados com a imensidão de obras de arte. Mas a visita não pode ser demorada, não temos tempo para ver tudo com o pormenor que merece, talvez ao fim de 10 ou 20 visitas.
Cada sala é uma agradável surpresa.
As secções que me despertaram mais a atenção foram os quartos de Napoleão, Arte Egipcia, a Mona Liza (guardada a sete chaves), a Vénus do Milo, entre outras singularidades.




Mais um ponto de referência que é obrigatório visitar em Paris. Depois de ir ou Louvre acho que não é tão cedo que um museu me vai surpreender tanto.






O Museu

O Louvre é um dos maiores e mais famosos museus do mundo, com uma riquíssima herança da França desde os antigos reis Capetos, passando pelo império de Napoleão Bonaparte até aos nossos dias.
O Louvre é gerido pelo estado francês através da Réunion des Musées Nationaux. Atrai por ano milhões de visitantes de todo o mundo, que chegam para apreciar a sua valiosa colecção de arte.
Só a colecção do Barão Edmond de Rothschild (1845-1934), doada ao Louvre em 1935, preenche uma sala de exposição, contendo mais de 40.000 gravuras, cerca de 3.000 desenhos e 500 livros ilustrados..
Além da arte, o Museu do Louvre tem mais exposições sobre diversos assuntos, tais como arqueologia, história e arquitetura. Tem uma grande colecção de móveis, e entre as peças mais espectaculares estava o Bureau du Roi do século XVIII, agora de novo no Palácio de Versalhes.
.
O edifício

O primeiro real "Castelo do Louvre" neste local foi fundado por Philippe II em 1190, como uma fortaleza para defender Paris a oeste contra os ataques dos Vikings. No século seguinte, Charles V transformou-o num palácio, mas Francois I e Henri II rasgaram-no para baixo para construir um palácio real; as fundações da torre original da fortaleza estão sob a Salle des Cariatides (Sala das Cariátides) agora. Mais tarde, reis como Luis XIII e Luis XIV também dariam contribuições notáveis para a feição do actual Palácio do Louvre, com a ampliação do Cour Carré e a criação da colunata de Perrault.
As transformações nunca cessaram na sua história, e a antiga fortaleza militar medieval acabaria por se tornar um colossal complexo de prédios, hoje devotados inteiramente à cultura. Dentre as mais recentes e significativas mudanças, desde o lançamento do projecto "Grand Louvre" pelo presidente François Mitterrand, estão a transferência para outros locais de órgãos do governo que ainda funcionavam na ala norte, abrindo grandes espaços novos para exposição, e a construção da controversa pirâmide de vidro desenhada pelo arquitecto chinês I. M. Pei no centro do pátio do palácio, por onde se faz agora o acesso principal. O museu reorganizado reabriu em 1989.

Trabalhos notáveis
.
Obras de arte famosas que fazem parte do acervo do museu:
Vénus de Milo
Vitória de Samotrácia
Dama de Auxerre
Mona Lisa
Navio dos Loucos
Madona das Rochas
Colecção de Arte egípcia

Sem comentários: