quarta-feira, 25 de março de 2009

Fontana di Trevi

A Fontana di Trevi (Fonte dos trevos, em português) é a maior (cerca de 26 metros de altura e 20 metros de largura) e mais ambiciosa construção de fontes barrocas da Itália e está localizada na rione Trevi, em Roma.

Não se esqueçam de atirar a moedinha para a fonte por cima do ombro esquerdo, e pedir um desejo. Eu que queria atirar 1 ou 2 cêntimos, mas só tinha moedas de 20 cêntimos, lá teve que ser e não é que o desejo realizou-se, e eu não sou nada supersticioso, essas coisas dão azar (lol).



A fonte situava-se no cruzamento de três estradas (tre vie), marcava o ponto final do Acqua Vergine, um dos mais antigos aquedutos que abasteciam a cidade de Roma. No ano 19 a.c., supostamente ajudados por uma virgem, técnicos romanos localizaram uma fonte de água pura a pouco mais de 22 quilómetros da cidade (cena representada em escultura na própria fonte, actualmente). A água desta fonte foi levada pelo aqueduto mais pequeno de Roma, directamente para os banhos de Marcus Vipsanius Agrippa e serviu a cidade mais de 400 anos.

Sem comentários: